terça-feira, 1 de agosto de 2017

RIFA EM PROL DO TÉRMINO DA CONSTRUÇÃO DA IGREJA DO BOM JESUS DE ALFREDO GUEDES


DIFÍCIL PRECISAR A DATA, NO ENTANTO, O MAIS PROVÁVEL É QUE CORRESSEM OS ANOS FINAIS DA DÉCADA DE 1920, QUANDO SE DEU O QUE AQUI VAMOS CONTAR.
O SENHOR JOSÉ CÔCO, PESSOA ILUSTRÍSSIMA PARA O DISTRITO DE ALFREDO GUEDES, EMPREENDEDOR E COLABORADOR, GRANDE EXECUTOR DE TUDO O QUE SE REFERIA À GUARDIÃ DE LENDAS, HAVIA TOMADO UM ÔNIBUS DA EMPRESA EXPRESSO DE PRATA, PARA UM DESTINO QUE AQUI DESCONHECEMOS.
E PELAS INCRÍVEIS VOLTAS QUE O MUNDO DÁ, O OBJETO DE NOSSA HISTÓRIA FOI ALI NEGOCIADO: ZÉ CÔCO VENDERIA UMA RIFA DE APARELHO DE JANTAR, COM O OBJETIVO DE ARRECADAR DINHEIRO PARA A FINALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DA IGREJA DO BOM JESUS!
PARA QUEM ELE VENDERIA? PARA O SENHOR FELISBERTO SILVA RAMOS.
POR MAIS DE 50 ANOS TRABALHANDO COMO COBRADOR DA EXPRESSO DE PRATA, O SENHOR FELISBERTO SILVA RAMOS, NAQUELE DIA COBRAVA JUSTAMENTE NAQUELA LINHA. DIANTE DO PEDIDO DE ZÉ CÔCO, PARA QUE ELE FICASSE COM UM NÚMERO, ACHARA POR BEM COMPRA-LO PARA COLABORAR COM O TÉRMINO DA OBRA DA CAPELA. A RELIGIOSIDADE, JÁ ERA A MARCA REGISTRADA DE NOSSO POVO, BEM COMO DO POVO DE TODA A NOSSA REGIÃO.
POIS BEM, O SENHOR FELISBERTO GANHOU O PREMIO.


     (ACIMA, O SAUDOSÍSSIMO "BERTINHO DO PRATA", COMO ERA CARINHOSAMENTE APELIDADO PELOS AMIGOS).

    (ACIMA, O VERSO DA FOTOGRAFIA DE BERTINHO E SEUS DOIS AMIGOS).

    (O SAUDOSO FELISBERTO (DE BIGODES) E SEUS AMIGOS NAS FOTOGRAFIAS ACIMA).


E HOJE, ÀS VÉSPERAS DA FESTA DOS PADROEIROS DE ALFREDO GUEDES, BOM JESUS E SÃO BENEDITO, O SENHOR JOÃO GERALDO GREGO, AFILHADO E SOBRINHO NETO DE FELISBERTO, HERDEIRO DOS PERTENCES E DA HISTÓRIA DE SEUS ANTEPASSADOS, QUE DEVO DIZER, ELE REPRESENTA COM CONVICÇÃO, AUTENTICIDADE E HONRA, CONTADOR DE UM REPERTÓRIO CONSISTENTE DE MEMÓRIAS E FATOS, DOOU AO ACERVO DO "MEMORIAL ALFREDO GUEDES", UMA DAS PEÇAS DO APARELHO DE JANTAR, OBJETO DA RIFA, PARA REVERENCIAR OS FEITOS DAS ALMAS DE SUA LINHAGEM, BEM COMO PARA ENFATIZAR A IMPORTÂNCIA HISTÓRICA DA NOSSA CAPELA E DE NOSSA TRADICIONALÍSSIMA FESTA, QUE JÁ ACONTECE HÁ MAIS DE 90 ANOS. A PRIMEIRA FESTA DATA DE 06 DE DEZEMBRO DE 1925, GRAÇAS A SAGA, A CORAGEM E A MISSÃO DO SENHOR ZEFERINO RIBEIRO E SUA SENHORA.

O FATO DA COMPRA DA RIFA FOI CONTADO A JOÃO PELO PRÓPRIO BERTINHO, DESDE SEMPRE. NO ENTANTO, ALGUNS FAMILIARES DE JOÃO, DÃO CONTA DE UMA OUTRA VERSÃO DO MESMO FATO, NARRANDO QUE A RIFA FOI MESMO VENDIDA A BERTINHO PELO SENHOR ZÉ CÔCO, PORÉM, TERIA SIDO NEGOCIADA NUM ALMOÇO FESTIVO DA TRADICIONAL COMEMORAÇÃO DOS PADROEIROS, NO DISTRITO DE ALFREDO GUEDES.

JOÃO GERALDO TRAZ CONSIGO, DE MODO INTRÍNSECO, AS BENÇÃOS DE SEU PADRINHO, A DÁDIVA DE RESGATAR AS HISTÓRIAS CONTADAS PELOS ANTIGOS, A TAREFA DE PERPETUAR AS VELHAS LENDAS REGIONAIS, A VONTADE DE VER CONCRETIZAR-SE A VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA E DA MEMÓRIA DE TODOS OS NOSSOS ARREDORES. PROFUNDO CONHECEDOR DA NATUREZA, APRENDEU OS SEUS SEGREDOS DA TERRA E DAS PLANTAS, ATRAVÉS DE SUAS INCONTÁVEIS ANDANÇAS. DESSAS EXPERIÊNCIAS, RESULTOU A CAPACIDADE DE ADENTRAR AS MATAS NO BREU DA NOITE, A SENSIBILIDADE AGUÇADA PARA OS SONS DA ESCURIDÃO E A DIFERENCIADA PERCEPÇÃO DIANTE DA APROXIMAÇÃO DE VÁRIAS ESPÉCIES ANIMAIS. EXÍMIO CAVALEIRO, TEM O DOM DA BUSCA EM SUAS VEIAS, A VOCAÇÃO DE CONTAR AS HISTÓRIAS EM SUA FALA E O PRAZER NO REAVIVAMENTO DAS ANTIQUÍSSIMAS MEMÓRIAS QUE OS SEUS ANTEPASSADOS LHE PASSARAM. 

AS IMAGENS DA CENTENÁRIA CASA, ONDE VIVEU “BERTINHO DO PRATA” E OUTROS ANTEPASSADOS DE JOÃO, EXALAM BELEZA POÉTICA.

ALGO QUE PASSEIA ENTRE A SAUDADE E A PRESENÇA REAL DOS DONOS DA CASA. SÃO NOTAS DE ELEVADAS SENSAÇÕES MUSICAIS ONDE A ALMA DANÇA FUNDINDO-SE À MISTERIOSAS AURAS...
FINS DE TARDE QUE SÃO COMO O MISTO DE ESPERANÇA E TRISTEZA QUE NOS INVADE EM CADA ORAÇÃO DA HORA ENCANTADA DA ANUNCIAÇÃO.
EMOÇÕES REENCONTRADAS, SENSAÇÕES APURADAS, SENTIDOS REDESCOBERTOS, A IMPRIMIR DORES E AMORES EM CADA VOZ DE ILUSÃO.
SÃO AS MESMÍSSIMAS NOTAS QUE ENTOAM O OLHAR DE JOÃO.
MÓVEIS FEITOS PELAS MÃOS DOS ANTIGOS MORADORES!
CASA ORIGINAL, GENUINAMENTE DE RAÍZES ANCESTRAIS!
CASA NASCIDA EM UM CHÃO SAGRADO DE TANTAS VIVÊNCIAS!
CONTOS E LENDAS DITADOS PELA SENSIBILIDADE DIANTE DE CADA REMINISCÊNCIA!
CASA PLANTADA EM FÉRTIL TERRA DE MAGIAS! ESTRADAS VIVAS! ARVOREDOS MÍSTICOS! NOSTALGIA!
É O SÍTIO SÃO VICENTE PARTILHANDO PRECIOSIDADES DO SEU RELICÁRIO, A HISTORICIDADE PRIMEIRA, O ESPÍRITO DE BELEZA VERDADEIRA, ÀS NOSSAS COMEMORAÇÕES COSTUMEIRAS!
DESCENDÊNCIAS FORTES, A NOSSA E A DELES! INCORPORADAS NA MESMA EMOÇÃO, AQUI E ACOLÁ SE FAZ A CONFRATERNIZAÇÃO!



AGRADEÇO A JOÃO GERALDO GREGO, PELA OPORTUNIDADE E PELO PRAZER DE ME ESCOLHER PARA CONTAR UMA DE SUAS HISTÓRIAS.
 guardiadelendas.blogspot.com
 Célia Motta.


2 comentários:

  1. Amei esse blog, fantástico parabéns, é isso, precisamos de pessoas que fazem as histórias e que não deixa perder as preciosidades dos nossos antepassados.Obrigado Eduardo e Célia Regina por não deixar perecer essa joia da Cidade e região.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que apreciou! Agradeço pela sua participação e pelos seus incentivos.
      Desejo que esteja sempre conosco!

      Excluir