sexta-feira, 11 de agosto de 2017

REFORMA X RESTAURO... RESTAURO???

Tenho que pedir licença ao jornalista Paulo Jacon, para publicar aqui nesta página, um de seus escritos, que muito se relaciona com a proposta temática deste blog, ou seja, o resgate da memória e da história do Distrito de Alfredo Guedes.
Indiscutível a necessidade de revitalização da área da estrada de ferro, bem como da Estação de Trem. Ninguém em sã consciência diria o contrário. 
Entretanto, a RESTAURAÇÃO seria a ferramenta propícia para a problemática do Distrito, que tem como única possibilidade, a historicidade latente para ser explorada.
"Reformar", sem método, sem orientação competente, sem direcionamento de preservação dos caracteres originais, é o ápice do absurdo.
Faço minhas as palavras do senhor Paulo Jacon, sempre conciso e contundente em seus posicionamentos acerca das problemáticas vivenciadas pelo reduto guedense. Creio que os pesquisadores e historiadores da nossa região, também sentiram-se representados por este artigo de Jacon.
Sabemos também, que o que sustenta tais desvarios do diretor do Distrito, é a falta de conhecimento e firmeza de um determinado grupo de moradores que o apoia. Em uma estrada de mão dupla, é assim que são manipulados, pela mesmíssima estrutura de sustentação... Por isso somos Brasil e não um país europeu qualquer...
Mas, neste momento estamos contando, e muito, com a intelectualidade de alguns lençoenses, engajados na preservação do potencial guedense. Convido o renomado pesquisador, blogueiro e escritor Eduardo Ayres Delamonica, para juntar-se à luta para a preservação histórica de nosso querido e já tão vilipendiado ao longo dos anos, Alfredo Guedes.

guardiadelendas.blogspot.com
Célia Motta. 


Que Rei Sou Eu ?

Passada a euforia dos Jogos Regionais, e aqui vai meus cumprimentos à delegação Lençoense que conseguiu expressivos resultados, principalmente no voleibol, mas já esta na hora da administração voltar a trabalhar.
Logo depois da proclamação do nosso rei, em meados deste ano, ele me confessou (e tenho o testemunho de um conhecido cronista de nosso reino que estava ao meu lado), que ele jamais nomearia um determinado ex-vereador para cargo algum em seu reino, pois segundo ele , queria dormir em paz.
Mas, certamente atendendo ordens do primeiro ministro, nomeou-o para prefeito de Alfredo Guedes. Deu no que está dando!!
Depois da ameaça de asfaltar o bairro começaram as reformas (que deveria ser restauração!) na estação ferroviária. Claro que vão acabar desfigurando-a totalmente.
Um precioso cenário histórico esta sendo destruído à luz do dia..........
Mas nosso rei não esta preocupado com isso. Aliás acho que ele não está preocupado com nada.
Fontes seguras me contaram que ele gostaria que nossa velha destilaria caísse de uma vez para que ele pudesse utilizar o local para outras coisas.
Não conhece nem leis......aquilo foi tombado pelo Condephat e se ruir o prejuízo será todo do reino, que aliás terá que reergue-lo.
Mas nosso rei agora quer investir num jardim botânico (provavelmente para estudos aprofundados de plantas nativas)  e no estádio municipal. Mesmo sem termos um time da cidade!!
Tudo isso é bom para a gente aprender um pouco mais sobre eleições.
Assim como nas eleições gerais do ano que vem, precisamos começar a pensar nas nossas eleições de 2019 aqui no reino.
Porque do jeito que as coisas andam o próximo rei terá muito trabalho para reconstruir os destroços!

paulojacon@yahoo.com.br

Jornalista e Escrevedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.