quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

"Família Giorgetti e Turcarelli"

    Os irmãos Mara e Maurício, filhos de Candinho Giorgetti e Maria Turcarelli



AI QUE DEVANEIO PODER ESCREVER SOBRE ESSES QUERIDOS NESTE EXATO MOMENTO! OS IRMÃOS MARA E MAURÍCIO!
 IMPOSSÍVEL NÃO ULTRAPASSAR OS PORTAIS DO TEMPO E NÃO VÊ-LOS CHEGANDO NA MISTERIOSA ALFREDO GUEDES, PELAS VIVAS ESTRADAS DE PARANHOS, JUNTO DE SEU PAI, CANDINHO GIORGETTI, ÀS VEZES DE FUSCA E OUTRAS DE VARIANT BEGE, QUE COINCIDENTEMENTE, FORA COMPRADA DE MEU AVÔ, JOSÉ LOURENÇO. ENGRENAGENS DO TEMPO MESTRE.
 NOS RASTROS DE POEIRA E PÓ, MISTURANDO-SE ÀS NOSSAS TERRAS INTENSAMENTE VERMELHAS, IAM FICANDO OS RISOS INFANTIS, A ALGAZARRA DA FASE DE MENINOS COM BAGAGEM SURREAL... BAGAGEM DE SONHOS... REALIDADES IMORTAIS... VOZES BENDITAS!
 E NUM SÍTIO ENCANTADO, ENTRE O BARULHO DAS ÁGUAS DO RIO EM QUE BANHAVAM-SE OS IRMÃOS, ÀS ESCONDIDAS. ENTRE O CANTO DE PÁSSAROS QUE AINDA VISITAM O LUGAR. PRÓXIMO AO MÁGICO E CINEMATOGRÁFICO CENÁRIO DA LINDA PARANHOS... GUARDADOS POR INFINITAS E GIGANTESCAS SOMBRAS FRESCAS DE ARVOREDO... AH! ALÍ CONSTRUÍRAM SUAS MEMÓRIAS DANDO UMA BELÍSSIMA CONTINUIDADE ÀS PÁGINAS DAS ANTIGAS MEMÓRIAS VIVAS DE MARIA E CANDINHO, SEUS RESPEITÁVEIS E QUERIDÍSSIMOS PAIS. ETERNOS!
 DEIXANDO MARCAS PROFUNDAS NA ALMA DE PARANHOS E NOS SÍTIOS DAS REDONDEZAS... OUVE-SE AINDA GRITOS E RISADAS DOS MENINOS VOLTANDO DA ESCOLA DE PARANHOS... A FAZER FESTA EM DIAS DE RECREIO EM FRENTE À IGREJA... AMORES PELA PROFESSORA SAÍDA DOS CONTOS DE FADAS. BRIGAS INOCENTES, CADERNOS ESPALHADOS EM POÇAS DE MÁGICOS RESTOS DE CHUVA. ÁGUA FÉRTIL A MOLHAR MENINOS E MENINAS DESABROCHANDO EM FUTURO PLENO!
 E A MENINA DE APELIDO TRANSFIGURADO EM PEQUENO MIMO... SEMPRE JUNTO A ELES... DE APELIDO "PINGO"... MISTURA DE ÁGUAS SANTAS... AS GOTAS DE CHUVA E "PINGO”. RELUZENTES SOB O SOL QUE SEMPRE RETORNA...
 E ANTES DELES...
 QUANTA BELEZA E POESIA ANTES DELES...
 SIGAMOS CONTANDO...
SIGAMOS CONTANDO MAIS UM TANTINHO, SOBRE OS LAÇOS ENTRE OS GIORGETTI E OS TURCARELLI.
 MARIA... AMOROSÍSSIMA... MARIA TURCARELLI.
 SANGUE DE PAGINO E DONA LUCIA. QUANTO TEMPO JÁ FAZ!
 VOLTEMOS NÓS, ENTÃO, PELOS NOSSOS PORTAIS, NOSSAS PASSAGENS SECRETAS, QUE ABREM CAMINHO PARA O VELHO SÍTIO DE PAGINO, PAI DE MARIA.
 OS DIAS SÃO DE SOL E VERDES SÃO AS PAISAGENS NA PARTE ALTA, LOGO ACIMA DO RIO LENÇÓIS... LADEADOS PELA TRADICIONALÍSSIMA FAMÍLIA BOSO, E PELOS LENDÁRIOS, JULIO LOURENÇO E CLOTILDE PINHEIRO DE FREITAS.
 AS MATAS FECHADAS CONTORNANDO AS NOSSAS ABENÇOADAS ÁGUAS.  IMPONENTEMENTE VERDE!
 LÁ AO LONGE O "CATETINHO" FAZ PEQUENAS BORBULHAS SOB O TÚNEL DE PEDRAS...
 E A REALIDADE DE NOSSA AMOROSÍSSIMA E CATIVANTE MARIA ERA O SEU SÍTIO, SEUS PAIS E IRMÃOS... ROSA, MARIANA, CIDA... NÃO ME RECORDO DE TODOS... MAS OUÇO A MOENDA E A RODA A GIRAR... GIRAR... MOENDA DE SONHOS DA JOVEM MENINA GIRANDO ILUSÕES!
 MACHADOS ROMPEM MADEIRAS EM TRONCO E DISPERSAM SEUS SONS CORTADOS EM ECOS.
 A OLARIA MOLDA SEUS ARTEFATOS CONSTRUTORES DE LARES, PEQUENOS BLOCOS A FAZER HISTÓRIA NA NOSSA REGIÃO.
 E MARIA COMEÇA A SENTIR OS PRIMEIRO LAMPEJOS DE PAIXÃO EM SUA ALMA... SEU CORAÇÃO GRITA NO COMPASSO DE SEU PULSAR, E ELA SABIAMENTE, ATENDE AOS PEDIDOS DE SUA ALMA FEMININA.
 SUA SENSIBILIDADE JÁ NÃO É A PURA E SIMPLES DE ANTES... AGORA PERCEBE SONS E CORES, ANTES IMPERCEPTÍVEIS. ESCUTA SEUS SONHOS POIS TEM CERTEZA DE QUE ELS FALAM COM ELA.
 MARIA APAIXONARA-SE POR CANDINHO GIORGETTI!
 E COM A ATITUDE MAIS POÉTICA E DELICADA POSSÍVEL, COMEÇA A ESCREVER PEQUENOS E DOCES BILHETES PARA CANDINHO.
 E, O CORAÇÃO SENSÍVEL, ENSINA-LHE: ""DEIXEMOS OS NOSSOS BILHETES COM O TONICO DO BAR, E ELE OS ENTREGARÁ AO NOSSO AMADO""...
 E ASSIM MARIA FAZ! ESCREVE... ESCREVE... LAPIDANDO SEUS SONHOS DE MOÇA ENAMORADA.  ESCREVE AS PRIMEIRAS LINHAS DAQUELA QUE SERIA A SUA HISTÓRIA DE VIDA... ESCREVE PARA AQUELE QUE SERIA SIM O PAI DE SEUS FILHOS. O HOMEM DE SUA VIDA!
 E TONICO OS ENTREGAVA A CANDINHO. QUE JÁ SE SENTIA TOMADO DE AMORES POR MARIA.
 OS DIAS PASSAVAM SOB O DOURADO SOL DO SÍTIO DOS TURCARELLI. O TEMPO DEIXAVA QUE MARIA ESCREVESSE... ESCREVESSE... E A RODA GIRAVA... GIRAVA AS MOENDAS DE AMOR E SONHO... RODA DA VIDA... GIRO DO MUNDO... DA CHEGADA E PARTIDA DAS ALMAS... DOS ENCONTROS E REENCONTROS DE ALMAS... AS MAIS APAIXONADAS... ÍMPETOS DE VIDA LATENTE! SEMPRE!
 E SEGUNDO A MEMÓRIA DOS MAIS ANTIGOS, NUMA TARDE DE FESTA EM APARECIDINHA DE SÃO MANUEL, QUANDO TODOS FESTEJAVAM E REVERENCIAVAM A VIRGEM, BRAÇO DIREITO DO CRIADOR... ALGO SURREAL ACONTECE NO SÍTIO DE, EM RESPOSTA AOS ESCRITOS DE MARIA... MARIA, TAMBÉM FILHA DE MARIA, A SANTÍSSIMA!
 NO GIRO DA RODA E NO BARULHO DA MOENDA, ASSISTIDOS PELO INCESSANTE BORBULHAR DO CATETINHO, PELOS APITOS LONGÍNQUOS DO TREM, CONTEMPLADOS PELAS ÁGUAS DO RIO LENÇÓIS E SUAS VIVAS MATAS A CANTAR LOUVORES À VIRGEM PELO SEU DIA... CANDINHO PEDE A MÃO DE MARIA POETA, AMOROSÍSSIMA, EM CASAMENTO!
 E O VENTO SOPROU... A RODA GIROU... A MOENDA CANTAROLOU AS POESIAS DE MARIA... LUZES ESPALHARAM-SE DE DENTRO DA MOÇA TRANSFORMANDO-A EM MULHER...
 FOI ASSIM QUE TUDO COMEÇOU NOVAMENTE PARA UMA GERAÇÃO DE AMORES, POEMAS E LOUVORES!
                                                                          guardiadelendas.blogspot.com
                                                                          Célia Motta.  







    Casamento de Candinho Giorgetti e Maria Turcarelli, celebrado pelo Padre João Novaes, na Igreja Matriz, em Lençóis Paulista, hoje, Santuário da Piedade.
                                                                                     
                                                                                           guardiadelendas.blogspot.com
                                                                                           Célia Motta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário