quinta-feira, 10 de março de 2016

"ALFREDO GUEDES EM 1940"


 
ESTÃO NA IMAGEM: O FILHO DE ERNESTO E JULIETA CORDEIRO, CONHECIDO COMO "GIBÍ", A BELÍSSIMA "DITA", FILHA DE LAU E CATARINA, SEU PEQUENO IRMÃO JOÃO, E AS GRACIOSAS IRMÃS CENIRA E EDITHE, FILHAS DE LAZINHA E JOSÉ LOURENÇO DA SILVA.
 E LÁ NA ANTIGA PONTE A ALEGRIA REINAVA EM SUBLIMES SORRISOS... SORRISOS QUE NÃO PASSARAM, ECOAM AINDA SOB, SOBRE E AO REDOR DA PONTE.
 JUVENTUDE QUE PARTICIPOU DE CERIMÔNIAS RELIGIOSAS NA PEQUENÍSSIMA CAPELINHA DE SÃO BENEDITO NA CONGREGAÇÃO DO MENINO JESUS, JUVENTUDE QUE ASSISTIU À CONSTRUÇÃO DA IGREJA DE SÃO BENEDITO QUE HOJE ESTÁ AQUI... AH! AS ANTIGAS PROCISSÕES! OS ANDORES SINGELAMENTE ENFEITADOS COM GRAÇA E BELEZA, CORES QUE NÃO DESBOTARAM NA MEMÓRIA ANTIGA. JUVENTUDE QUE ESTEVE PRESENTE NA INAUGURAÇÃO DA CAPELA DA BOA VISTA DA FAMÍLIA ROSSI... JUVENTUDE QUE VIU O BALANÇAR DAS BELAS CORTINAS DA CAPELA, COMPRADAS EM BAURU PARA ADORNAR A MÍSTICA FAZENDA BOA VISTA!
 E LÁ NOS ALTOS DA ALFREDO GUEDES GUARDIÃ, BICHOS DA SEDA ESPERAVAM ESTES MENINOS E MENINAS PARA SEREM TRATADOS. ESPERANDO... ACALENTADOS SOB O SOL DAS SAUDOSAS MANHÃS...  DENTRO DA CASA ONDE HOJE ESTÁ INSTALADO O NOSSO MEMORIAL, DONA ADÍ E JOSÉ VIRANDA, PROFESSORES DO NOSSO GRUPO ESCOLAR, DIVIDIAM SEUS APOSENTOS COM OUTRO CASAL, ANTONIO DE SOUZA PINTO, CONHECIDO COMO PROFESSOR TONINHO E SUA ESPOSA LOURDES BORANELLI, FUNCIONÁRIA DO NOSSO VELHO CARTÓRIO.
 IMAGINEM, A MÁGICA CASA AZUL JÁ ABRIGARA EM MEIO A NINHOS DE AMOR, BICHOS DA SEDA... NOBRES CASULOS... AMORES QUE PAIRAM AINDA NA CASA ENCANTADA... ENERGIAS DISPERSAS NO QUINTAL... LEMBRANÇAS EM FORMA DE ENERGIA QUE AINDA INEBRIAM O LUGAR... BICHOS DE SEDA ALFREDOGUEDENSES!
 AS PRIMEIRAS VEZES QUE OUVI TAIS RELATOS, FOI AINDA EM TENRA INFÂNCIA, COM A MINHA MÃE LENDO PARA MIM... MINHAS PRIMEIRAS VOZES SURREAIS...
 ERA UMA HISTÓRIA CHINESA SOBRE BICHOS DA SEDA, SOBRE O NOBRE TECIDO DE TOQUE MACIO E APARENCIA EXUBERANTE... LEMBRO-ME DO LIVRO... REPLETO DE ILUSTRAÇÕES COLORIDAS... MINHA MÃE FAZIA PEQUENAS PARADAS E MESCLAVA O CONTO À MÁGICA REALIDADE DE NOSSA ALFREDO GUEDES.
 SEMPRE MUITO PREOCUPADA EM ME DESPERTAR PARA O HORIZONTE DA LEITURA...
 ALMAS EUFÓRICAS, ESPÍRITOS SAUDOSOS, SORRISOS ENCANTADOS, AMORES ETERNOS, BICHOS DE NOBRE ESTIRPE, OLHARES QUE VAGAM LANGUIDAMENTE, VIAGENS PELO TEMPO, BELEZAS QUE VOLTAM, ESPAÇOS MUTANTES!
 É DISSO QUE SOMOS FEITOS! TRANSCENDÊNCIA QUE NOS FAZ FORTES E ATEMPORAIS!
 

CÉLIA MOTTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário