quinta-feira, 3 de março de 2016

"A PARTEIRA CHICA JULIÃO"


FALEMOS DAQUELES QUE CONHECEM O ÂMAGO DA MAGIA, FALEMOS DAQUELES QUE EXPERIENCIAM O SAGRADO EM SEUS OFÍCIOS, FALEMOS DAQUELES QUE CONTEMPLAM A FACE DA DIVINDADE NO COTIDIANO, FALEMOS DAQUELES QUE COMPREENDEM QUE DE FATO A VIDA É ETERNA E A MORTE É MERA ILUSÃO, FALEMOS DAQUELES QUE LIDAM COM O ENCANTAMENTO EM SUA FORMA BRUTA; FALEMOS ENTÃO, DA PARTEIRA E MITO, DONA CHICA JULIÃO!
EM SEU OFÍCIO DE AMENIZAR AS DORES DE PARTO, EM SUA MISSÃO DE TRAZER À LUZ, AS ALMAS QUE AQUI CAMINHAM CONOSCO, EM SUA SINGELEZA E ALEGRIA DE SORRISOS FRANCOS, EM SUAS MARCAS EXTERNADAS NO ROSTO DE TANTOS CAMINHOS SAGRADOS, PERCORRIDOS EM PASSOS DE ORAÇÃO E FÉ, NA SABEDORIA DO DIA A DIA, NA VERDADEIRA NOBREZA DE CARÁTER QUE SÓ OS SIMPLES CONSTROEM E POSSUEM, NO OLHAR BRILHANTE A REFLETIR A TRANQUILIDADE DE SUA ALMA; DONA CHICA FOI EXPRESSÃO MAIOR DA SOBERANA INFINITUDE, DAS NOSSAS MEMÓRIAS E DE NOSSAS VIDAS SEMPRE A RENASCER. ASSENTADA NA SAUDOSÍSSIMA PARANHOS, SÁBIA DA NATUREZA QUE RESSURGE; SABIA OUVIR OS VENTOS E LER O CÉU, ENTENDIA OS LAMENTOS DO TREM INSISTENTE A APITAR NA ESTAÇÃO, RESPONDIA AOS APELOS DAS FLORES E TREPADEIRAS NAS LENDÁRIAS ÁRVORES, A COLORIR AS NOSSAS CERCANIAS E MÁGICOS ARREDORES.
ASSENTADA EM PARANHOS, CHICA ATENDIA A TODOS OS NECESSITADOS, FOSSEM DA REGIÃO QUE FOSSEM. COM UMA TRILHAZINHA QUE A VINCULAVA AO ANDAR DE CIMA, ENTENDIA DAS REZAS E PEDIDOS FEITOS AOS GUARDIÕES DAS ALEGRIAS. PEDIDOS AOS GUARDIÕES DO PORVIR! GRATIDÃO AOS GUARDIÕES DE CHOROS DE CRIANÇAS NASCENDO!  OFERENDAS AOS GUARDIÕES DAS DORES DAS MÃES, MANIFESTANDO FESTA EM SEUS SOLUÇOS E REBENTOS! FOI CHICA, A GUARDIÃ DA PRÓPRIA VIDA! ERA CHICA A CELEBRAR OS PRIMEIROS FÔLEGOS DOS CAMINHANTES DAS NOSSAS HISTÓRIAS, SERES QUE VOLTAVAM DO CÉU ROMPENDO A VIDA.
REZAS DE CHICA, A MULHER QUE TRAZIA AS VIDAS VIVAS!
FLORES DE CHICA NO ALTAR, OFERENDAS DE QUEM SABIA AMAR!
ÁGUAS DOS PARTOS QUE FÊZ CHICA JULIÃO, ÁGUAS DE EMOÇÃO MISTURADAS COM AS ÁGUAS DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO!
VELAS DE AGRADECIMENTO À NOSSA CHICA PARTEIRA, LUZEIROS A ILUMINAR AINDA OS DIAS!
CHICA JULIÃO MESTRA DO CERIMONIAL  A RECEBER TANTOS E TANTOS FILHOS QUE RETORNARAM PELAS SUAS MÃOS!
CHICA JULIÃO A CELEBRAR O MAIS SAGRADO DOS SACRAMENTOS!
SÁBIA ENTENDEDORA DOS REVESES DA VIDA.
PARA NÓS, MEMÓRIA INESQUECÍVEL.
PARA AS MÃES, FOI MULHER ENTENDIDA! PARA MIM, FOI POETISA DA VIDA, ÀS VEZES HUMANA, ÀS VEZES SANTA, A CHICA!

 
 CÉLIA MOTTA
 
 
 
                                       
ESTAS PARAGENS PUDERAM OBSERVAR OS CAMINHARES DE CHICA JULIÃO, SUAS REZAS E PEDIDOS. ESTAS PARAGENS PUDERAM ASSISTIR CHICA JULIÃO DEBRUÇAR O SEU OLHAR MEIGO, SÁBIO E SIMPLES, REVERENCIANDO A NATUREZA... PAISAGENS INESQUECÍVEIS DA SURREAL PARANHOS ABRIGANDO TÃO CARISMÁTICA PERSONALIDADE REGIONAL!
 
 

 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário