sábado, 11 de dezembro de 2021

A HISTÓRIA SEM A SUA GLÓRIA

 

A História Sem A Sua Glória

Há um nome do qual todos nós somos devedores.

Há um nome ao qual cedo ou tarde o poder público terá de revolver das sombras e elevá-lo ao cume da luz.

Cume da glória é o destino da gloriosa Professora Cecília Marins Bosi. Cabe aqui uma correção: não é um nome, é sim e antes, o nome mais ilustre de nossas paisagens dispersas sobre o tempo e sobre o espaço. A dignidade personificada em pioneirismo. A personalidade educadora por essência e por excelência.

Lecionando no Distrito antes mesmo da construção do grupo escolar, formou aqui gerações e gerações de guedenses que ainda reclamam e relembram o seu legado. A benemérita educadora teve o seu nome relegado ao esquecimento em razão da municipalização de nossa escola.

Evidentemente, o nome que a substitui não é nem menos digno e nem menos tradicional. Não, ao contrário, é um nome que ainda perdura em grande parte de sua descendência que aqui vive. Não menos memorável. Não menos merecedor de estima e consideração de nossa parte. Absolutamente, não é disso que se trata. Dona Philomena Briquesi Boso fez por merecer a justa homenagem da imortalidade, adentrando o terreno do resgate das memórias mais caras, é bom que se diga.

O que não foi digno, nem merecedor de respeito ou consideração, e muito menos justo, foi o posicionamento dos poderes que à época da municipalização da escola baniram a mais brilhante memória da história do Distrito. A distinta precursora da mais importante luta que é a Educação teve vilipendiado o seu nome e diminuídas as suas obras.

A Educação é o manto que leva sob si todas as vocações, incluindo a Ciência e a própria História. E o manto foi maculado. No lugar dos ombros dessa visionária, abriram uma ferida que não cicatriza. Que não cicatriza inclusive em nós. A mulher  que se doou em sacerdócio abraçando a total ausência de recursos educacionais e pedagógicos, para fazer valer o seu ideal de expansão do saber, após ocupar o seu pedestal legítimo de louvores e reconhecimento, foi relegada ao apagamento.

Isso, senhores, gostem ou não, um dia terá de ser reparado.

Será que o Distrito supostamente potencial em história e cultura, pertencente ao Município da futura Lençóis turística, não comportaria em seu Memorial nenhuma sala com os pertences e mobiliário original da escola?

Será que a Praça do Bom Jesus não agregaria de modo muito peculiar um busto com a biografia dessa excelsa mulher?

Ou o próprio Memorial, não poderia carregar a honra e a robustez do nome ímpar de Cecília Marins Bosi, Sacerdotisa da Educação?

Estamos em débito com a Professora Cecília. Estamos em vergonhoso débito para com a sua descendência e é urgente tal reparação.

                                                                                           

                                                                                                               Célia Regina Motta.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.