quinta-feira, 24 de agosto de 2017

"Desmandos em série"

Mais uma vez, devo fazer minhas, as palavras do jornalista, caríssimo e raríssimo "escrevedor", como ele mesmo diz, o senhor Paulo Jacon. 
Que afronta! Que desrespeito com o Distrito de Alfredo Guedes e com todo o rol de homens extremamente sérios e comprometidos com a ética, que por aqui passaram, ao longo de todos esses anos. Homens de conduta ilibada e honra, homens de seriedade dispensada em cada atitude nos destinos administrativos do distrito. Homens que entregaram-se de corpo e alma na função de coordenadores locais. Homens, indubitavelmente, de bem. Homens de mãos absolutamente limpas. Dignos de todo o nosso orgulho!
E diga-se de passagem, nem diretores eles foram; ao contrário, o que os guiou sempre foi muito mais do que a gratificação, o sentimento altruísta e o sentimento de amor pelo nosso pequeno relicário de poesias e memórias; histórias e pessoas; famílias e tradição.
Relicário este, que me parece, nuca esteve tão ameaçado de extinção.
Uma pena! Lamentável mesmo, tanto desconhecimento da população apoiando uma ideia destrutiva.
Os engajados com o projeto de pavimentação asfáltica, reformas sem orientação de restauro, e a consequente dilapidação desse relicário, apoiam-se num grande engodo: chamam de democrática uma atitude puramente populista! Sim, pois democracia seria implantar educação patrimonial no distrito, oferecendo as mesmas oportunidades de conhecimento, amadurecimento da consciência crítica e juízo de valor, ao povo guedense. Mas há que se ter coragem!

                                                                                           guardiadelendas.blogspot.com
                                                                                           Célia Motta



E Assim Caminha Nosso Reino

Recebi hoje de um de meus caros e raros leitores uma cópia da sentença de um processo penal condenando um ex-presidente da câmara, um ex-assessor parlamentar e um ex-vereador. A sentença é de janeiro de 2015 e o acordão de julho de 2015. Foram condenados por desvio de dinheiro público para uso pessoal.
Em janeiro de 2017 nosso rei, recém empossado, nomeou um deles para a diretoria de Apoio e Motomecanização, que trabalha talvez com uma das maiores verbas entre as diretorias e outro para uma diretoria, especialmente criada por esse reinado, chamada: Vila de Alfredo Guedes e Áreas Rurais.
No mínimo um deboche para com os munícipes.
Mas o pior de tudo é que em 8 meses de governo ainda não vi uma única ação do governo local que eu pudesse dizer que seja positiva. Ou pelo menos que a direção tomada esteja na direção correta.
Apenas ações que podemos chamar de “engana trouxa”, vide o "feirão do emprego" .
E muito marketing.....que é o que menos precisamos nessa época de crise aguda em nosso país.
E agora mais uma noticia ruim vindo do Diretor de Obras, que não tem nada a ver com as decisões do “prefeito” de Alfredo Guedes, apenas verificar a possibilidade de obras solicitadas. Ele disse sobre a canalização das aguas nas ruas do bairro : “ ........os moradores observarão que o volume das aguas diminuirá consideravelmente em dias de fortes chuvas. Esse é o objetivo da obra, além de deixar as ruas de paralelepípedos preparadas para eventual troca de pavimento.”
Ora, para bom entendedor a decisão já está tomada.  Contra os principios de manutenção de uma grandeza histórica que perderemos para sempre. Tudo porque, na cabeça dos atuais administradores do reino, que não tem ou não sabem o que fazer, ficam pensando besteiras.
Dai-nos força para chegarmos em 2020 apenas com algumas ruinas, que talvez possamos recuperar depois do furacão que elegemos nas últimas eleições.
Boa sorte meus amigos de Alfredo Guedes. Nos desculpe pela eleição do novo rei!!!" 


                                                                                                                                  Paulo Jacon




Bom, diante de tudo isso, me parece que precisaremos de algo mais do que sorte.
Aproveito para compartilhar um artigo, de um ambientalista que eu muito respeito: o senhor Celso Jacon.
Celso ressalta a importante função ecológica das pedras de paralelepípedos, além do óbvio e indiscutível valor histórico e cultural.
                                                                                                       guardiadelendas.blogspot.com
                                                                                                       Célia Motta.  


Tomei conhecimento do assunto: onde se trocariam os pisos de
"Paralelepípedos", no distrito Alfredo Guedes, por pavimento
asfáltico; fiquei pasmado com tal proposta, vou enumerar alguns
fatores principais, os quais vem a ser importante realçar; pois
nossos administradores (imaturos) , talvez desconheçam tais fenômenos;
pois a região em questão tem características próprias para se tornar
uma estância sustentável, turística, enfim: uma jóia nas questões
sustentáveis ambientais, agricultura familiar,etc....................
se tivermos pessoas competentes no governo.

1) Os pavimentos asfálticos impossibilitam as "infiltrações de água",
recarga dos lençóis freáticos, assim promovendo as inundações, coisa
que estamos nos acostumando com os transtornos.

2) Certamente essa atitude do asfaltamento descaracterizará o Bairro,
pois sendo patrimônio histórico, devererão ser conservados suas
tradições passadas.

3) Em termos econômicos, e na atual crise que vivenciamos, penso
existirem outras prioridades, ao invés de se refazer obras já feitas,
existem cidades na Europa trocando os pisos de asfalto por
"Paralelepípedos"

Fui o fundador da primeira ONG (proteção ambiental) deste
município, e denunciei o drama de nosso Rio Lençóis há mais de vinte
anos, coisa que se autoridades tivessem me ouvido, não teríamos
passado pelos desastres das últimas enchentes.
Participei por anos dos CBHTJ, comitês de Bacias Hidrográficas. Enfim: sou um
ambientalista de verdade, e não um oportunista incompetente, estes que
estão levando nossos recursos naturais ao caos."  
                                                                                                                           Celso Eduardo Jacon







terça-feira, 22 de agosto de 2017

"ALECRIM DOS VENTOS"


O BELO MOÇO, É JOSÉ LOURENÇO DA SILVA.
 CONTAVA PARA NÓS, OS SEUS NETOS, QUE NA JUVENTUDE CONHECERA UMA BELA JOVEM PELA QUAL FORA TOMADO DE AMORES POR TODA A SUA VIDA:  DONA COTA.
 BELA, GRACIOSA E MUITO BEM RESOLVIDA.
CORRIAM OS ANOS FINAIS DA DÉCADA DE 1910, E ELES APAIXONARAM-SE DE MODO QUE ELE NUNCA MAIS SE ESQUECEU DELA, APESAR DO CASAMENTO, DAS FILHAS E NETOS! O AMOR É MESMO ASSIM: INSTALA-SE!
 NA COMOVENTE E TERNA MANEIRA DOS NAMOROS ANTIGOS, DONA COTA RECITARA UNS VERSOS PARA O JOVEM JOSÉ. VERSOS DE PROMESSA, DE PAIXÃO, DE SEDUTORA ENTREGA EMOCIONAL AO BELO JOSÉ!
 O TEMPO PASSOU, A VIDA SEGUIU SEU CURSO, ELE CASOU-SE COM OUTRA MOÇA, ELA CASOU-SE COM OUTRO RAPAZ. MAS O CORAÇÃO DELE AINDA CONTINUAVA DELA! AINDA PERFUMADO PELO AROMA DO ALECRIM, PELO FRESCOR ORVALHADO DO VENTO TRÊMULO DA BEIRA D'ÁGUA, DA SENSUALIDADE PROMETIDA POR SEUS BEIJOS, DO PACTO EMBALADO POR ROMANCE E DESEJO.
DA JANELA DE SUA CASA, A BELA MOCINHA DECLAMARA OS VERSOS, FAZENDO CADA PALAVRA ECOAR PELOS CAMPOS, FAZENDO TREMER A ALMA DE JOSÉ! FAZENDO DESMANCHAR-SE SEU CORPO E A BELA MENINA COTA, PERDIDA EM DELEITES E DEVANEIOS A DERRETER-SE, ASSIM APODEROU-SE DA ALMA DE JOSÉ:

"" Alecrim verde firmeza
 Que do meu peito nasceu
 Tu podes achar quem te ame
 Mas não firme como eu!

Alecrim da beira d'água
 De onde o vento está tremendo
 Um beijo de tua boca
 Da vida de quem está morrendo

Se eu tiver de ser tua
 E tu tiveres de ser meu
 Ainda que me arrependa
 Morrerei nos braços teus!""

MEU AVÔ SE FOI EM DEZEMBRO DE 1990.
 EM 24 DE MARÇO DAQUELE ANO DE 1990, ÀS 19 HORAS, PELA CENTÉSIMA VEZ, ELE NOS CONTAVA ESSA HISTÓRIA DE AMOR ETERNO NO ACONCHEGO DE SUA CASA.
 E EU NA MINHA EXPLOSÃO DE MENINA EM MULHER, PEDI A ELE QUE ME DITASSE O PEQUENO POEMA PARA QUE EU PUDESSE GUARDA-LO, COMPONDO O ACERVO PESSOAL DA FAMÍLIA... NAQUELA ÉPOCA EU NEM SUPUNHA QUE UM DIA TERIA UM ESPAÇO PARA RESGATAR HISTÓRIAS, LENDAS E PERSONAGENS DE NOSSA AMADA ALFREDO GUEDES. ELE JÁ TINHA QUASE 95 ANOS E REVIVIA ESSA MAGIA COM TODA A INTENSIDADE DO DIA EM QUE ACONTECEU. SUA ALMA, CARREGAVA JUNTO DE SEUS INSTINTOS, TODA A DELICADEZA E A DOÇURA DE COTA. SEUS OLHOS IAM DESPEJANDO SABEDORIA E ROMANCE NAQUELA CASA DE SONHOS. NAQUELA SALA, O SEU ANTIGO RELÓGIO DE PAREDE ASSISTIA À SUA EMOCIONADA DECLAMAÇÃO, MESCLANDO CERTA E INDEFINÍVEL MELODIA COM A MARCAÇÃO DOS SEUS TIC-TACS.
HOJE EM DIA, DEPOIS DE TODOS ESSES ANOS DE SUA PASSAGEM, QUANDO ESTOU EM CASA, ESPERO OS ÚLTIMOS CLARÕES DO CÉU PARA IR ATÉ O POMAR DE VEGETAÇÃO DENSA. LÁ, EM DADO MOMENTO, AS SOMBRAS DANÇAM SOBRE OS ÚLTIMOS ROMPERES DAS LUZES, ENTÃO, COM A PEQUENA CLARIDADE AVERMELHADA DO SOL DESPEDINDO-SE DO DIA, OS PRIMEIROS RASTROS DE ESCURIDÃO INVADEM TUDO À MINHA VOLTA, FECHO OS OLHOS E REZO.
EM TREMORES E SOLUÇOS SINTO OS CHEIROS E AS TEXTURAS ANTIGAS, OUÇO MEUS ANTEPASSADOS E ALI RESSURGEM MINHAS CERTEZAS, RENOVA-SE MINHA ALMA. OUÇO SERES QUE NÃO VEJO, ENTRETANTO SEI QUE SOMOS VELHOS CONHECIDOS. SERES QUE NOS GUARDAM HÁ TANTAS GERAÇÕES. PENSO EM ARTHUR, IRMÃO DE MEU AVÔ JOSÉ, REPLANTANDO ENXERTOS DE ÁRVORES PARA O POMAR, E O VEJO PERAMBULANDO NO GRANDE MATO BANHADO DE MÍSTICAS ÁGUAS. SINTO O FRESCOR E A UMIDADE DAS SAMAMBAIAS E AVENCAS DE ARTHUR, DERRAMANDO-SE NA TERRA FRIA, ESPERANDO A NOITE. VEJO MEUS OLHOS EM MINHA BISAVÓ BRANDINA, MÃE DE MEU AVÔ, RECONHECENDO-ME PLENAMENTE NELA, MEU SANGUE A CORRER NOS TEMPOS DESDE AS VEIAS DE BRANDINA. SINTO O PERFUME DO ALECRIM DE COTA E JOSÉ! TREMO JUNTO COM O VENTO QUE AINDA VEM DA BEIRA D'ÁGUA E SEI QUE ALI ESTIVE COM MEU VELHO AVÔ DE OLHOS SÁBIOS, EMOCIONADO A ME ABENÇOAR E RECITAR VERSOS DE AMOR SEM FIM.
QUANDO ADOECEU, ME DISSE AINDA NOS HOSPITAL: "SEI QUE NÃO VOLTO, SINTO QUE ESTOU PARTINDO, MAS CONTINUEM A VIDA DE VOCÊS COM TODA A BELEZA QUE ELA CARREGA, COMEMOREM A VIDA E OS NATAIS. MAIS QUE TUDO, ESTEJAM SEMPRE CERTOS DE QUE NADA SE ACABA E TUDO É ETERNO”...
ABSORVI OS ENSINAMENTOS DE ETERNIDADE COM O MEU VELHO E SÁBIO AVÔ. O HOMEM AO QUAL EU AINDA PEÇO A BENÇÃO. O HOMEM QUE POSSIBILITOU O MEU CAMINHAR E A MINHA VIDA CONCRETA.
ACREDITO E SEI QUE A MORTE É O EXATO LIMITE EM QUE TUDO RECOMEÇA...


                                                                                                guardiadelendas.blogspot.com
                                                                                                Célia Motta.

  

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

"O POTENCIAL DO DISTRITO"



DEPOIS DA CONSCIENTIZAÇÃO DO PODER PÚBLICO, QUE NOSSAS ANTIGAS CONSTRUÇÕES QUE ABRIGARAM AS FAMÍLIAS TRADICIONAIS, QUE A REALIDADE DO CORONELISMO IMPREGNADA EM NOSSA HISTÓRIA, QUE AS ANTIGAS FAZENDAS DE CULTIVO DO CAFÉ, QUE A FORÇA ECONÔMICA E COMERCIAL DO PASSADO, QUE OS EVENTOS RELIGIOSOS COMO  AS ANTIGAS PROCISSÕES DAS FILHAS DE MARIA, AS SANTAS MISSÕES REDENTORISTAS, QUE A SAGA DAS ESTRADAS DE FERRO, QUE AS PRECIOSAS RUAS COM OS PARALELEPÍPEDOS, QUE AS GRANDES FAMÍLIAS QUE AINDA PISAM O CHÃO GUEDENSE ATRAVÉS DE SEUS DESCENDENTES QUE AINDA VIVEM NO DISTRITO, QUE A HERANÇA DAS RECEITAS CULINÁRIAS CASEIRAS PASSADAS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO, QUE A TRADICIONAL FESTA DOS PADROEIROS (NASCIDA EM DEZEMBRO DE 1925), QUE OS GRANDES NOMES DO SERVIÇO PÚBLICO, DO COMÉRCIO, DA POLÍTICA E DA EDUCAÇÃO, JUNTAMENTE COM AS NOSSAS INFINDÁVEIS E SURREAIS LENDAS, PODERIAM SIM, CONSTITUIR UMA VASTA RIQUEZA CULTURAL  PARA O MUNICÍPIO DE LENÇÓIS PAULISTA E PARA TODA A REGIÃO, IMPLANTOU-SE  A IDÉIA  DE ALI ESTABELECER O MEMORIAL ALFREDO GUEDES.








EM AGOSTO DE 2014 NASCEU CHEIO DE HONRA E GLÓRIA O MEMORIAL ALFREDO GUEDES, COM UM ACERVO COMPOSTO POR  MÓVEIS, FOTOGRAFIAS E DEMAIS OBJETOS DE ÉPOCA, BEM COMO AS HISTÓRIAS, LENDAS MISTERIOSAS E PERSONAGENS SURREAIS, ALÉM É CLARO, DOS ACONTECIMENTOS REAIS QUE REPRESENTAM EM MUITO A RIQUEZA E O POTENCIAL DA NOSSA LENÇÓIS PAULISTA. TUDO COM A ESSÊNCIA E A TEMÁTICA PRÓPRIA DO LUGAR. FOI UM SUCESSO.
PARALELAMENTE A ISSO, VÁRIOS EVENTOS CULTURAIS FORAM FEITOS DENTRO DE ALFREDO GUEDES, EXPLORANDO A CULTURA E A MEMÓRIA LOCAL. EXPOSIÇÕES COMO A DOS CASAMENTOS REALIZADOS NA IGREJA DO BOM JESUS, DERAM CAUSA A GRANDES REPORTAGENS FEITAS PELO JORNAL DA CIDADE DE BAURU. PESQUISADORES COMO EDUARDO AYRES DELAMONICA, JOÃO FIQUEIROA, VALDEMAR BICUDO E ANTONIO CARLOS MARTINS, SE ENCANTARAM PELAS ATRAÇÕES GENUINAMENTE GUEDENSES.
EM DESFILES DE BANDAS, APRESENTAÇÕES DA ORQUESTRA DE SOPROS DO MUNICÍPIO, GRUPOS DE TEATRO E APRESENTAÇÕES DA ORQUESTRA DE CORDAS “BOCA DO SERTÃO” PASSAMOS A CONVIVER COM O HISTORIADOR DR. EDSON FERNANDES, VISITANDO E INDICANDO AS NOSSAS REALIDADES, COMO ATIVIDADE CURRICULAR PARA OS SEUS ALUNOS DE HISTÓRIA. EDSON FERNANDES INCLUIU UMA DAS HISTÓRIAS GUEDENSES EM SEU LIVRO “HISTÓRIAS INCOMUNS”, NA QUAL EU TIVE A HONRA DE UMA PARTICIPAÇÃO DE PESQUISA.
ALUNOS LENÇOENSES E GUEDENSES TOMARAM CONTATO COM AS SUAS RAÍZES HEREDITÁRIAS.




FOTOGRAFIA DA EXPOSIÇÃO "LENÇÓIS VIVA", REALIZADA NO MEMORIAL













A MISSÃO DESTE BLOG É A DIVULGAÇÃO DE TODO O POTENCIAL CULTURAL GUEDENSE (ALFREDO GUEDES GUARDIÃ DE LENDAS) DESPERTANDO A ATENÇÃO DE TODA A REGIÃO.
AS RUAS DE PARALELEPÍPEDOS, NO DIA DA INAUGURAÇÃO DO MEMORIAL, LEVARAM PARA ALFREDO GUEDES O SENHOR ANÍZIO IZIDORO, QUE TRABALHOU NO CALÇAMENTO DE UMA DAS RUAS DE PARALELEPÍPEDOS. ELE PRESENTEOU O ACERVO DE PEÇAS COM UM MANUSCRITO FEITO POR ELE PRÓPRIO, CARREGADO DE EMOÇÃO, CONTANDO COMO ERA A REALIDADE GUEDENSE, NARRANDO SOBRE TODOS QUE TRABALHARAM NO CALÇAMENTO, PEDRA A PEDRA. MUITO EMOCIONADO, DEIXOU TAMBÉM SUA FOTOGRAFIA DE CASAMENTO, REALIZADO NA IGREJA DO BOM JESUS.
NÃO ME PARECE ACERTADO, QUE ALFREDO GUEDES SOFRA MAIORES AGRESSÕES EM SUA ESSÊNCIA E IDENTIDADE, DIANTE DE TUDO O QUE AQUI FOI EXPOSTO, COMO A RETIRADA DAS PRECIOSAS PEDRAS.





COMO TAMBÉM NÃO ME PARECE ACERTADO, O DILACERAMENTO DO NOME MAIS CULTO QUE O DISTRITO JÁ RECEBEU, O NOME DA MESTRA MAIOR, PROFESSORA CECÍLIA MARINS BOSI, MUDANDO O NOME DE NOSSA TRADICIONALÍSSIMA ESCOLA, DESDE O PROCESSO DE MUNICIPALIZAÇÃO. ALIÁS, NO QUE SE REFERE À RETIRADA DO NOME DE DONA CECÍLIA, COMO CIDADÃ GUEDENSE ME SINTO NA OBRIGAÇÃO MORAL DE PEDIR DESCULPAS AOS DESCENDENTES DE TÃO SINGULAR MULHER E PIONEIRA. PEÇO DESCULPAS PELA AFRONTA COMETIDA AO NOME DE MAIOR VALOR CULTURAL QUE PASSOU POR NOSSOS CAMINHOS. PEÇO DESCULPAS E EXPRESSO O CONSTRANGIMENTO, EM NOME DE TODAS AS GERAÇÕES QUE PASSARAM PELA ESCOLA DO DISTRITO, E QUE TIVERAM O SEU MAIOR REFERENCIAL BRUTALMENTE SUBTRAÍDO DO CURRÍCULO ESTUDANTIL. REFORÇO AINDA, A CERTEZA DE QUE SOMOS TODOS DEVEDORES DA MEMÓRIA DE DONA CECÍLIA E SEU ESPOSO GINO BOSI, E CONTINUAREMOS DEVEDORES ATÉ QUE SE REERGA NOVAMENTE O SEU NOME, EM ALGUM MONUMENTO QUE DEMONSTRE A GRANDEZA E A IMPORTÂNCIA DE SEU NOME E DE TODA A SUA TRAJETÓRIA, SEJA PARA NOSSAS DESCENDÊNCIAS FUTURAS, BEM COMO PARA O DEVIDO RESGATE E VALORIZAÇÃO DE TODOS OS NOSSOS ASCENDENTES!



MENOS ACERTADO AINDA, É A OMISSÃO DO PODER PÚBLICO DE ALGUNS ANOS PARA CÁ, EM NÃO APURAR COM OS DEVIDOS CRITÉRIOS E IMPOSIÇÕES LEGAIS, O DESAPARECIMENTO DO MOBILIÁRIO DE ÉPOCA DA ESCOLA, QUE AFINAL, É PATRIMÔNIO DE TODOS NÓS, GUEDENSES E LENÇOENSES.
 MÓVEIS ADQUIRIDOS PELO ESTADO!
COMO É POSSÍVEL QUE SE PERCA ALGO DE TAMANHA MAGNITUDE?
COMO É POSSÍVEL QUE AS AUTORIDADES NADA TENHAM FEITO CONTRA TAMANHO DISPARATE, DURANTE TODOS OS ANOS QUE SE PASSARAM?
TEMOS O DIREITO DE RECUPERAR TAIS LACUNAS. NOSSAS RAÍZES GARANTEM ISSO.
ALÉM DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, FAZ-SE ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO DESTACAR, QUE ALFREDO GUEDES SOFRE COM DESEMPREGO, HORÁRIOS ESCASSOS DE TRANSPORTE PÚBLICO, ATENDIMENTO PRECÁRIO DA CPFL, AUSÊNCIA DE BANCO OU AO MENOS UM CAIXA ELETRÔNICO, AUSÊNCIA DE AMBULÂNCIA DE RESGATE. TROCANDO EM MIÚDOS, SE CONDUZIRMOS O DISTRITO PELAS TRILHAS DA PRESERVAÇÃO CULTURA, HISTÓRICA E TURÍSTICA, TODAS AS NECESSIDADES DA POPULAÇÃO SERIAM GRADATIVAMENTE RESOLVIDAS, POIS OS SERVIÇOS QUE NÃO SE TEM ALI, VIRIAM INSERIDOS INTRINSECAMENTE NO MESMO PACOTE.
SE POR UM LADO HÁ UM NÚMERO DE HABITANTES INSUFICIENTE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UMA INDÚSTRIA, POR OUTRO LADO, SE RESTAURADA A ESTAÇÃO DE TREM, SE CRIADAS BARRAQUINHAS COM PRODUTOS DE TEMÁTICA NATIVA (CORONELISMO, CAFÉ,  ESTRADAS DE FERRO, FOLCLORE E RELIGIOSIDADE), SE IMPLANTADA UMA HORTA COMUNITÁRIA DE PRODUTOS ORGÂNICOS,  UM SISTEMA COOPERATIVISTA, ENFIM, SUGESTÕES QUE JÁ FORAM APRESENTADAS À POPULAÇÃO POR UMA BOA PARTE DO LEGISLATIVO, REUNIDOS NA COMUNIDADE NA NOITE DE 07 DE MARÇO DE 2017; NASCERIA ALI, UM PEQUENO POLO DE VARIADAS ATIVIDADES, POSSIBILITANDO A GERAÇÃO DE RENDA PARA AS FAMÍLIAS.
NÃO PODEMOS SEPULTAR A HISTÓRIA, NOSSOS ANTEPASSADOS, A MEMÓRIA, PARALELAMENTE À ÚNICA POSSIBILIDADE DE REERGUER ALFREDO GUEDES. ASFALTAR AS RUAS DE UM CENTRO HISTÓRICO É ABRIR PARA ALFREDO GUEDES UM ABISMO PROFUNDO QUE LEVARÁ O LUGAR AO “NADA”, NUM DESTINO TRISTE DE TERRAS INFÉRTEIS COMO SUCEDEU COM A QUERIDA E LENDÁRIA PARANHOS, NO MUNICÍPIO DE AREIÓPOLIS, QUE AINDA MANTÉM A SUA INEGÁVEL BELEZA E HISTORICIDADE EM CADA PEDRA DE SUAS RUÍNAS, EM CADA PLANTA QUE A NATUREZA FAZ BROTAR DE MODO ESTRATÉGICO, EVIDENCIANDO UMA PERFEITA HARMONIA.
DEVE-SE CONSIDERAR AINDA, QUE ALFREDO GUEDES É DE FATO UM RICO CELEIRO DE POSSIBILIDADES, NÃO SOMENTE LOCAL, MAS QUE TAMBÉM PODERÁ JUSTIFICAR EM MUITO, A TRANSFORMAÇÃO DE LENÇÓIS PAULISTA EM CIDADE DE INTERESSE TURÍSTICO, TRANSFORMANDO O NOSSO DISTRITO GRANDE “PULMÃO” DA HISTÓRIA LOCAL E REGIONAL. VERDADEIRO PORÃO DE RELÍQUIAS.

CÉLIA REGINA MOTTA


sexta-feira, 11 de agosto de 2017

REFORMA X RESTAURO... RESTAURO???

Tenho que pedir licença ao jornalista Paulo Jacon, para publicar aqui nesta página, um de seus escritos, que muito se relaciona com a proposta temática deste blog, ou seja, o resgate da memória e da história do Distrito de Alfredo Guedes.
Indiscutível a necessidade de revitalização da área da estrada de ferro, bem como da Estação de Trem. Ninguém em sã consciência diria o contrário. 
Entretanto, a RESTAURAÇÃO seria a ferramenta propícia para a problemática do Distrito, que tem como única possibilidade, a historicidade latente para ser explorada.
"Reformar", sem método, sem orientação competente, sem direcionamento de preservação dos caracteres originais, é o ápice do absurdo.
Faço minhas as palavras do senhor Paulo Jacon, sempre conciso e contundente em seus posicionamentos acerca das problemáticas vivenciadas pelo reduto guedense. Creio que os pesquisadores e historiadores da nossa região, também sentiram-se representados por este artigo de Jacon.
Sabemos também, que o que sustenta tais desvarios do diretor do Distrito, é a falta de conhecimento e firmeza de um determinado grupo de moradores que o apoia. Em uma estrada de mão dupla, é assim que são manipulados, pela mesmíssima estrutura de sustentação... Por isso somos Brasil e não um país europeu qualquer...
Mas, neste momento estamos contando, e muito, com a intelectualidade de alguns lençoenses, engajados na preservação do potencial guedense. Convido o renomado pesquisador, blogueiro e escritor Eduardo Ayres Delamonica, para juntar-se à luta para a preservação histórica de nosso querido e já tão vilipendiado ao longo dos anos, Alfredo Guedes.

guardiadelendas.blogspot.com
Célia Motta. 


Que Rei Sou Eu ?

Passada a euforia dos Jogos Regionais, e aqui vai meus cumprimentos à delegação Lençoense que conseguiu expressivos resultados, principalmente no voleibol, mas já esta na hora da administração voltar a trabalhar.
Logo depois da proclamação do nosso rei, em meados deste ano, ele me confessou (e tenho o testemunho de um conhecido cronista de nosso reino que estava ao meu lado), que ele jamais nomearia um determinado ex-vereador para cargo algum em seu reino, pois segundo ele , queria dormir em paz.
Mas, certamente atendendo ordens do primeiro ministro, nomeou-o para prefeito de Alfredo Guedes. Deu no que está dando!!
Depois da ameaça de asfaltar o bairro começaram as reformas (que deveria ser restauração!) na estação ferroviária. Claro que vão acabar desfigurando-a totalmente.
Um precioso cenário histórico esta sendo destruído à luz do dia..........
Mas nosso rei não esta preocupado com isso. Aliás acho que ele não está preocupado com nada.
Fontes seguras me contaram que ele gostaria que nossa velha destilaria caísse de uma vez para que ele pudesse utilizar o local para outras coisas.
Não conhece nem leis......aquilo foi tombado pelo Condephat e se ruir o prejuízo será todo do reino, que aliás terá que reergue-lo.
Mas nosso rei agora quer investir num jardim botânico (provavelmente para estudos aprofundados de plantas nativas)  e no estádio municipal. Mesmo sem termos um time da cidade!!
Tudo isso é bom para a gente aprender um pouco mais sobre eleições.
Assim como nas eleições gerais do ano que vem, precisamos começar a pensar nas nossas eleições de 2019 aqui no reino.
Porque do jeito que as coisas andam o próximo rei terá muito trabalho para reconstruir os destroços!

paulojacon@yahoo.com.br

Jornalista e Escrevedor

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

"Aniversário de 03 anos do Memorial Alfredo Guedes"

Hoje, 10 de Agosto de 2017, o Memorial Alfredo Guedes completa o seu terceiro ano de vida.
Recebendo desde pesquisadores, historiadores, escritores e poetas, o nosso Memorial vem trilhando a dura missão de ser a locomotiva mestra a desempenhar a força propulsora para a exploração histórica de nosso amado distrito de Alfredo Guedes.
Depois de uma primeira fase de ampla divulgação de seu potencial cultural, o Memorial agora, recebe alunos das escolas da região, para fortalecer a memória e os protagonistas da história local e regional.



O maior desafio, indubitavelmente, está em firmar a essência e a vocação histórica do Distrito fomentando a valorização da memória e a reverência aos antepassados, na mentalidade dos "alfredoguedenses", que atualmente é composta por uma população que além de jovem, não é nativa desse místico e lendário pedacinho de chão. Esperemos pelas comemorações desse aniversário!!!

guardiadelendas.blogspot.com
Célia Motta.                             


terça-feira, 8 de agosto de 2017

IMIGRAÇÃO PARA A PROPRIEDADE AGRÍCOLA DO SENHOR JOSÉ ZILLO EM LENÇÓIS NO ANO DE 1921.








                                                                                                             guardiadelendas.blogspot.com
                                                                                                             Célia Motta.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

RIFA EM PROL DO TÉRMINO DA CONSTRUÇÃO DA IGREJA DO BOM JESUS DE ALFREDO GUEDES


DIFÍCIL PRECISAR A DATA, NO ENTANTO, O MAIS PROVÁVEL É QUE CORRESSEM OS ANOS FINAIS DA DÉCADA DE 1920, QUANDO SE DEU O QUE AQUI VAMOS CONTAR.
O SENHOR JOSÉ CÔCO, PESSOA ILUSTRÍSSIMA PARA O DISTRITO DE ALFREDO GUEDES, EMPREENDEDOR E COLABORADOR, GRANDE EXECUTOR DE TUDO O QUE SE REFERIA À GUARDIÃ DE LENDAS, HAVIA TOMADO UM ÔNIBUS DA EMPRESA EXPRESSO DE PRATA, PARA UM DESTINO QUE AQUI DESCONHECEMOS.
E PELAS INCRÍVEIS VOLTAS QUE O MUNDO DÁ, O OBJETO DE NOSSA HISTÓRIA FOI ALI NEGOCIADO: ZÉ CÔCO VENDERIA UMA RIFA DE APARELHO DE JANTAR, COM O OBJETIVO DE ARRECADAR DINHEIRO PARA A FINALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DA IGREJA DO BOM JESUS!
PARA QUEM ELE VENDERIA? PARA O SENHOR FELISBERTO SILVA RAMOS.
POR MAIS DE 50 ANOS TRABALHANDO COMO COBRADOR DA EXPRESSO DE PRATA, O SENHOR FELISBERTO SILVA RAMOS, NAQUELE DIA COBRAVA JUSTAMENTE NAQUELA LINHA. DIANTE DO PEDIDO DE ZÉ CÔCO, PARA QUE ELE FICASSE COM UM NÚMERO, ACHARA POR BEM COMPRA-LO PARA COLABORAR COM O TÉRMINO DA OBRA DA CAPELA. A RELIGIOSIDADE, JÁ ERA A MARCA REGISTRADA DE NOSSO POVO, BEM COMO DO POVO DE TODA A NOSSA REGIÃO.
POIS BEM, O SENHOR FELISBERTO GANHOU O PREMIO.


     (ACIMA, O SAUDOSÍSSIMO "BERTINHO DO PRATA", COMO ERA CARINHOSAMENTE APELIDADO PELOS AMIGOS).

    (ACIMA, O VERSO DA FOTOGRAFIA DE BERTINHO E SEUS DOIS AMIGOS).

    (O SAUDOSO FELISBERTO (DE BIGODES) E SEUS AMIGOS NAS FOTOGRAFIAS ACIMA).


E HOJE, ÀS VÉSPERAS DA FESTA DOS PADROEIROS DE ALFREDO GUEDES, BOM JESUS E SÃO BENEDITO, O SENHOR JOÃO GERALDO GREGO, AFILHADO E SOBRINHO NETO DE FELISBERTO, HERDEIRO DOS PERTENCES E DA HISTÓRIA DE SEUS ANTEPASSADOS, QUE DEVO DIZER, ELE REPRESENTA COM CONVICÇÃO, AUTENTICIDADE E HONRA, CONTADOR DE UM REPERTÓRIO CONSISTENTE DE MEMÓRIAS E FATOS, DOOU AO ACERVO DO "MEMORIAL ALFREDO GUEDES", UMA DAS PEÇAS DO APARELHO DE JANTAR, OBJETO DA RIFA, PARA REVERENCIAR OS FEITOS DAS ALMAS DE SUA LINHAGEM, BEM COMO PARA ENFATIZAR A IMPORTÂNCIA HISTÓRICA DA NOSSA CAPELA E DE NOSSA TRADICIONALÍSSIMA FESTA, QUE JÁ ACONTECE HÁ MAIS DE 90 ANOS. A PRIMEIRA FESTA DATA DE 06 DE DEZEMBRO DE 1925, GRAÇAS A SAGA, A CORAGEM E A MISSÃO DO SENHOR ZEFERINO RIBEIRO E SUA SENHORA.

O FATO DA COMPRA DA RIFA FOI CONTADO A JOÃO PELO PRÓPRIO BERTINHO, DESDE SEMPRE. NO ENTANTO, ALGUNS FAMILIARES DE JOÃO, DÃO CONTA DE UMA OUTRA VERSÃO DO MESMO FATO, NARRANDO QUE A RIFA FOI MESMO VENDIDA A BERTINHO PELO SENHOR ZÉ CÔCO, PORÉM, TERIA SIDO NEGOCIADA NUM ALMOÇO FESTIVO DA TRADICIONAL COMEMORAÇÃO DOS PADROEIROS, NO DISTRITO DE ALFREDO GUEDES.

JOÃO GERALDO TRAZ CONSIGO, DE MODO INTRÍNSECO, AS BENÇÃOS DE SEU PADRINHO, A DÁDIVA DE RESGATAR AS HISTÓRIAS CONTADAS PELOS ANTIGOS, A TAREFA DE PERPETUAR AS VELHAS LENDAS REGIONAIS, A VONTADE DE VER CONCRETIZAR-SE A VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA E DA MEMÓRIA DE TODOS OS NOSSOS ARREDORES. PROFUNDO CONHECEDOR DA NATUREZA, APRENDEU OS SEUS SEGREDOS DA TERRA E DAS PLANTAS, ATRAVÉS DE SUAS INCONTÁVEIS ANDANÇAS. DESSAS EXPERIÊNCIAS, RESULTOU A CAPACIDADE DE ADENTRAR AS MATAS NO BREU DA NOITE, A SENSIBILIDADE AGUÇADA PARA OS SONS DA ESCURIDÃO E A DIFERENCIADA PERCEPÇÃO DIANTE DA APROXIMAÇÃO DE VÁRIAS ESPÉCIES ANIMAIS. EXÍMIO CAVALEIRO, TEM O DOM DA BUSCA EM SUAS VEIAS, A VOCAÇÃO DE CONTAR AS HISTÓRIAS EM SUA FALA E O PRAZER NO REAVIVAMENTO DAS ANTIQUÍSSIMAS MEMÓRIAS QUE OS SEUS ANTEPASSADOS LHE PASSARAM. 

AS IMAGENS DA CENTENÁRIA CASA, ONDE VIVEU “BERTINHO DO PRATA” E OUTROS ANTEPASSADOS DE JOÃO, EXALAM BELEZA POÉTICA.

ALGO QUE PASSEIA ENTRE A SAUDADE E A PRESENÇA REAL DOS DONOS DA CASA. SÃO NOTAS DE ELEVADAS SENSAÇÕES MUSICAIS ONDE A ALMA DANÇA FUNDINDO-SE À MISTERIOSAS AURAS...
FINS DE TARDE QUE SÃO COMO O MISTO DE ESPERANÇA E TRISTEZA QUE NOS INVADE EM CADA ORAÇÃO DA HORA ENCANTADA DA ANUNCIAÇÃO.
EMOÇÕES REENCONTRADAS, SENSAÇÕES APURADAS, SENTIDOS REDESCOBERTOS, A IMPRIMIR DORES E AMORES EM CADA VOZ DE ILUSÃO.
SÃO AS MESMÍSSIMAS NOTAS QUE ENTOAM O OLHAR DE JOÃO.
MÓVEIS FEITOS PELAS MÃOS DOS ANTIGOS MORADORES!
CASA ORIGINAL, GENUINAMENTE DE RAÍZES ANCESTRAIS!
CASA NASCIDA EM UM CHÃO SAGRADO DE TANTAS VIVÊNCIAS!
CONTOS E LENDAS DITADOS PELA SENSIBILIDADE DIANTE DE CADA REMINISCÊNCIA!
CASA PLANTADA EM FÉRTIL TERRA DE MAGIAS! ESTRADAS VIVAS! ARVOREDOS MÍSTICOS! NOSTALGIA!
É O SÍTIO SÃO VICENTE PARTILHANDO PRECIOSIDADES DO SEU RELICÁRIO, A HISTORICIDADE PRIMEIRA, O ESPÍRITO DE BELEZA VERDADEIRA, ÀS NOSSAS COMEMORAÇÕES COSTUMEIRAS!
DESCENDÊNCIAS FORTES, A NOSSA E A DELES! INCORPORADAS NA MESMA EMOÇÃO, AQUI E ACOLÁ SE FAZ A CONFRATERNIZAÇÃO!



AGRADEÇO A JOÃO GERALDO GREGO, PELA OPORTUNIDADE E PELO PRAZER DE ME ESCOLHER PARA CONTAR UMA DE SUAS HISTÓRIAS.
 guardiadelendas.blogspot.com
 Célia Motta.